quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Presbian Obama!

Hoje, a Islândia tornou-se o primeiro país do mundo a ter uma Primeira-Ministra lésbica. É verdade, leram bem, a senhora Jóhanna Sigurdadóttir foi nomeada para suceder o anterior Primeiro-Ministro que se demitiu por razões de saúde e, também terá pesado na sua decisão pensamos, por ter levado o país à falência. Parece que o senhor Hussein Obama não vai ser o único representante de uma minoria a assumir a liderança de um país algo dotado de problemas - aka atravessando a maior crise da sua história .

Começo a pensar que há por aí uma cavala no mundo político e talvez o famoso dizer não  seja rigoroso: "Se a merda fosse ouro os pobres não tinham cu". Se pensarmos bem nisso, agora que os países são um cocó metafórico,  os pobres já podem ter um anúsito e tentar melhorar a coisa. Sim, eu sei, não é bem isso que está subjacente ao dizer popular, mas permitam-me a adaptação. Devo confessar que percebo a lógica, tanto os blacks como os gays desenvolveram, quase até à perfeição, a capacidade de subsistir e mesmo triunfar quando, sejamos eufemisticamente sinceros, todos queriam (e alguns ainda querem) que inexistissem. Fizeram marchas, umas mais coloridas que outras; sobreviveram a furacões e violações em série, ah!, e à escravatura; sobreviveram aos campos de reconversão, à Igreja Católica e outras religiões; à criminalização do seu amor e procriação, e outras provações que tais. Posto isto, o mundo político achou que talvez fosse uma boa altura para fingir que não os havia discriminado durante séculos e que, agora sim, era tempo de os deixar subir ao poder e dar a volta à situação. 

Com isto não subentendam que estou a afirmar que não foi o seu mérito que os levou até lá. Leiam, no entanto, que if anyone can do it, they can do it! Ou talvez não, vamos esperar para saber. Há sempre umas quantas Margaret Thatchers para nos chamarem à razão e nos lembrarem que não é a vagina, a cor ou a orientação sexual que faz de nós melhores ou piores pessoas/governantes.  
Entretanto, aqui fica a senhora em versão obamicon:

2 comentários:

Peg solo disse...

nice to know! objectora p presidenta da tugalandia! ;)

Anónimo disse...

eh!eh!eh!

workingtitle